Abdome
A abdominoplastia é a cirurgia plástica realizada com o objetivo de retirar o excesso de gordura e de pele do abdômen, ajudando a diminuir a flacidez da barriga e a deixar a barriga lisa, além de também poder ser possível remover estrias e cicatrizes presentes no local. Outro problema que também pode ser corrigido nessa cirurgia é o afastamento dos músculos retos abdominais (diástase), que pode ser causado pela gestação ou obesidade prévia.
Nessa cirurgia, conseguimos reaproximar os músculos do abdome que estão afastados, além de tirar os excesso de pele e gordura do local, refazendo o umbigo. O objetivo é criar uma cintura mais marcada e deixar a barriga mais chapada. O corte é feito na região inferior do abdome e a cicatriz fica escondida na parte de baixo do biquini. Nos casos onde a sobra de pele não é tão grande e ocorre principalmente abaixo do umbigo, optamos por realizar uma Miniabdominoplastia.
Tipos de Abdominoplastia
– Abdominoplastia
– Miniabdominoplastia
Para quem é indicado?
A abdominoplastia é indicada, em geral, para mulheres que tiveram múltiplas gestações, pessoas que possuem acúmulo de gordura na região abdominal e que não conseguem eliminá-lo com dietas ou exercícios físicos, ou pessoas que perderam muito peso. A maioria desses pacientes apresenta flacidez da pele, depósitos de gordura e estrias.
Como é o Pós-operatório?
Nos primeiros dias após a cirurgia de abdominoplastia é recomendado andar um pouco curvada, mas é possível ficar o mais ereto possível dentro de seu conforto. O objetivo é não esticar muito o abdome para evitar forçar a cicatriz. Por este mesmo motivo que é fundamental dormir de barriga para cima, recostado e com as pernas dobradas, evitando dormir de lado ou de barriga para baixo, para não pressionar o abdômen nem machucar a cicatriz.
A cirurgia não costuma evoluir com muita dor. Caso ocorra, é considerada normal desde que controlável com analgésicos comuns, portanto utilize as medicações analgésicas pós-operatórias conforme prescrito.
O uso da cinta modeladora é indicado por um período de um mês. O objetivo da cinta é comprimir o abdômen para diminuir o edema (acúmulo de líquidos), dar conforto e segurança, modelar suas curvas, diminuir a dor e facilitar os seus movimentos.
A cicatriz resultante da abdominoplastia localiza-se horizontalmente na região do abdome inferior, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdome a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida pela roupa íntima/biquíni e na maioria das vezes, engloba a cicatriz da cesárea.
Saiba mais sobre Rinoplastia.
Dr. Matheus Guedes explica tudo o que você precisa saber sobre a #Rinoplastia!
Outras dúvidas frequentes.
Qual o tempo de internação?
Geralmente, o paciente fica internado de seis a oito horas após o procedimento. Em alguns casos específicos, a internação pode perdurar até o dia seguinte.
Qual é a anestesia utilizada?
Na maioria dos casos, a anestesia utilizada é a geral, por ser considerada mais segura e confortável tanto para o paciente, quanto para o cirurgião. É preciso lembrar que o paciente segue monitorado pelo médico anestesista durante todo o procedimento e que um pré-operatório bem feito é fundamental para garantir o bem estar do paciente no momento da cirurgia.
Qual a diferença entre Rinoplastia aberta e fechada?
A rinoplastia fechada é tida como a primeira técnica cirúrgica utilizada para os procedimentos voltados para o nariz. Ainda utilizada por alguns profissionais para alterações mais sutis, o nariz é moldado através de incisões intranasais.
Essa técnica não dá ao cirurgião 100% da visão total do que está sendo feito, por isso, a rinoplastia aberta – técnica proposta por Rethi em 1921 – é a opção da maioria dos cirurgiões especializados no procedimento.
A rinoplastia aberta deixa toda a estrutura nasal exposta, permitindo ao cirurgião que faça o que for necessário – remodelação, remoção ou acréscimo de tecidos e cartilagem – de forma mais assertiva.
Como fica a respiração no pós-operatório?
Uma das principais dúvidas dos candidatos à rinoplastia é sobre os desconfortos respiratórios após o procedimento. É preciso dizer que no pós-operatório imediato haverá sim um incômodo causado pelo edema e também pelos splints nazais. No entanto, essa é uma condição passageira e entre sete e dez dias o paciente volta a respirar normalmente pelo nariz.
Como é o curativo da rinoplastia?
Quando a cirurgia termina, são colocados os splintes nazais – tubo de silicone posicionado no interior do nariz para dar sustentação. As incisões são protegidas com micropore e aquaplastic. Atualmente, poucos cirurgiões utilizam o tampão – motivo de receio da maior parte dos candidatos.
O pós-operatório é doloroso?
A dor é um dos principais pontos questionados na primeira consulta de um candidato à rinoplastia. Mesmo que seja uma questão relativa, a dor do pós operatório de uma cirurgia de nariz é considerada leve e suportável, facilmente controlada com os analgésicos prescritos pelo cirurgião.
Qual a idade mínima para realizar a cirurgia?
Candidatos de 15 anos já podem ser submetidos a uma rinoplastia, podendo haver exceções. É preciso analisar o período de crescimento e a maturidade do paciente. controlada com os analgésicos prescritos pelo cirurgião.
Quando é possível ver os resultados?
Quando o paciente é visto de perfil, o resultado pode ser observado em torno de três meses após o procedimento. Entre oito e doze meses de cirurgia, quando o edema cede por completo, é possível perceber o resultado final. controlada com os analgésicos prescritos pelo cirurgião.
Que tipo de complicações podem haver?
Toda cirurgia envolve riscos e complicações e com a rinoplastia não é diferente. Apesar de raros, episódios de sangramento e infecções podem acontecer. Esses quadros são facilmente resolvidos com antibióticos (para as infecções) e um pré-operatório bem feito, que poderá indicar alguma dificuldade do corpo para a coagulação sanguínea.
É preciso estar atento e entrar em contato com o cirurgião caso algo esteja fora do previsto, dentro das orientações passadas por ele e sua equipe.
cirurgia, quando o edema cede por completo, é possível perceber o resultado final. controlada com os analgésicos prescritos pelo cirurgião.
Sou Matheus Guedes, Cirurgião Plástico.
Sou natural de Cuiabá-MT e formado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso. Durante minha graduação, busquei ampliar meus horizontes acadêmicos, realizando parte dos meus estudos em Leeds, na Inglaterra. Após concluir minha formação, mudei-me para São Paulo, onde fiz minha residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a instituição mais tradicional e concorrida do país.
Posteriormente, concluí a residência em Cirurgia Plástica na mesma instituição e tornei-me membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Com mais de 12 anos de dedicação ao estudo e aprimoramento profissional, e mais de 6 anos de experiência prática, hoje atendo em minha clínica privada, localizada na região dos Jardins, em São Paulo. Conto com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, proporcionando aos meus pacientes um atendimento de excelência e total segurança.
Atendo também pacientes de diversas partes do Brasil e do mundo, por meio da Telemedicina. Após toda a preparação e organização feita pela minha equipe de concierge, recebo meus pacientes em São Paulo para realizarem seus procedimentos cirúrgicos.
Minhas cirurgias são realizadas em hospitais de referência, que garantem o mais alto padrão de segurança e qualidade: Hospital Vila Nova Star, Hospital Sírio Libanês, Hospital São Luiz Itaim e Hospital Villa Lobos.
Graduação
Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Residência Médica
Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica ambas pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP)
Membro
Sociedade Brasileira de CIrurgia Plástica (SBCP)
localização do Consultório
Conheça o lugar que você será atendida
Localizada no bairro Jardins, um dos mais nobres de São Paulo, a Clínica Dr. Matheus Guedes oferece uma localização privilegiada e um atendimento exclusivo. Proporcionamos uma experiência única com procedimentos realizados de maneira segura em instalações equipadas com a mais alta tecnologia. Para seu maior conforto, disponibilizamos serviço de valet.
Informações do Consultório
Clínica Dr. Matheus Guedes
(11) 91763-6087
Alameda Jaú, 1905, CJ. 64 – Jardins – São Paulo, SP